Como a Flash Courier tem se movimentado perante as tendências sustentáveis

Cada vez mais, a sustentabilidade tem sido tema dos debates empresariais. O que antes era tratado como um tema para governantes e especialistas do meio ambiente, a algum tempo, tem se tornado rotina para as empresas e sociedade como um todo. No mundo empresarial, as práticas sustentáveis têm se tornado uma tendência não só por fazerem bem para o planeta, mas também por serem um diferencial competitivo. Pesquisando sobre esse assunto, encontrei um estudo da UniEthos, feito com 250 companhias nacionais, de todos os tamanhos, que apontou que 69% das empresas brasileiras reconhecem que a inserção da sustentabilidade no planejamento estratégico é uma necessidade.

Nós da Flash Courier também visualizamos essa necessidade recentemente e, apesar de percebermos que já realizávamos atitudes sustentáveis, como cerca de 50% das entregas sendo feitas através de bicicletas e a pé, queremos implementar essas ideias dentro da ideologia da empresa.

Então, recentemente começamos a mensurar nossas práticas sustentáveis e analisar possibilidades para criar ainda mais processos dentro da empresa. Um deles é justamente a implementação de bicicletas elétricas para as operações de curto percurso. Estamos com um projeto piloto já em operação, e o feedback tem sido positivo. Os entregadores estão conseguindo ter o mesmo desempenho que tinham antes, mas agora com as bicicletas elétricas.

Para que essa troca de frota aconteça dentro das nossas franquias, estamos analisando diversas maneiras de viabilizar esse processo. Além disso, começaremos os testes de um caminhão elétrico para realizar coletas e entregas próximas. Estamos percebendo, cada vez mais, que essas possibilidades sustentáveis são viáveis e realizar um processo sustentável não é mais tão complicado quanto era antes.

Acreditamos que, dentro do nosso processo de crescimento da empresa, não adianta termos um aumento considerável no volume das entregas se não conseguirmos retornar isso para o meio ambiente e sociedade em geral. Ainda estamos aprendendo e estimulando as nossas franquias a aderirem as tendências sustentáveis, mas a mudança de cultura já está acontecendo.

Blog