Como funciona a logística para e-commerce?

O mundo dos negócios está evoluindo de maneira constante e, assim como os empreendimentos comerciais e lojas físicas que fazem entregas para os clientes, a logística para e-commerce se torna cada vez mais necessária para o atendimento ao consumidor de forma plena.
A meta de toda e qualquer empresa deve ser voltada para a satisfação dos clientes. Por isso é importante que os produtos sejam entregues dentro do prazo estipulado. 
Isso permite que a marca proporcione uma experiência satisfatória para o consumidor, o que pode ser primordial para a divulgação espontânea por meio de diferentes ferramentas digitais, como as redes sociais e sites especializados. 
Com isso é possível emplacar uma característica de agilidade que pode ser motivo de publicidade, sendo um diferencial perante a concorrência. 
Além disso, toda empresa que almeja o sucesso deve instituir a logística como algo necessário para o dia a dia, qualquer que seja o segmento produtivo, de modo a controlar a quantidade e fluxo dos produtos. 
Ou seja, pode ser adequado desde um comércio local, como uma pizzaria de bairro, até uma fornecedora de matéria-prima para grandes indústrias. 
Sendo assim, é importante que todos os elementos relacionados à logística, a partir da distribuição de insumos no formato B2B (Business To Business), ou B2C (Business To Consumer), devem ser acompanhados de maneira apropriada.
 

Organização na saída e entrega dos produtos

O despacho de um produto de um centro de distribuição para o cliente final reúne diferentes etapas. Elas podem ser acompanhadas de acordo com a tecnologia implementada pela empresa.
Com isso, é possível perceber toda a organização de distribuição de um centro de logística, ou mesmo o serviço de entrega de um estabelecimento comercial diminuto, porém de extrema importância para a economia local.
As etapas principais que envolvem qualquer tipo de pedido podem ser estabelecidas a partir da encomenda, sendo elas:

  • Preparação ou movimentação do produto;
  • Armazenagem adequada;
  • Identificação de ponto de destino;
  • Entrega ao cliente.

A organização dessas etapas pode variar de acordo com a manipulação do produto, assim como a implementação de melhor estratégia que envolve o veículo a ser utilizado, trajeto percorrido e prazo de entrega. 
Para as empresas que trabalham no setor de e-commerce, essa organização pode incluir etapas distintas, como a separação a partir do depósito ou estoque, a empresa responsável pela entrega e o veículo mais adequado para o transporte.
Sendo assim, é preciso contar com uma organização profissional desde o princípio, a partir do pedido, para que tudo seja entregue de forma garantida e com toda a segurança para o cliente, dentro de um prazo estipulado.
 

Implementação de software de logística aplicada

Entre todo esse processo de distribuição sob a responsabilidade do setor logística, é possível utilizar programas digitais que servem como acompanhamento, tanto por parte da empresa quanto do cliente final.
O modelo de veículo deve ser indicado para o transporte dos materiais, sendo apontado o tamanho apropriado para que não tenha nenhum atraso na entrega. 
Quando uma empresa que fabrica expositor de frios pequeno para comércios como mercados, padarias e outros estabelecimentos do segmento alimentício, é preciso informar a necessidade de veículo de carga compatível com o produto. 
As empresas de tecnologia desenvolvem software de logística personalizado para cada empresa, com identificação das necessidades, como:

  • Clientes próximos;
  • Distância percorrida;
  • Ferramentas de transporte adicionais;
  • Tamanho do produto.

Dessa forma, todo serviço de logística pode ser aplicado com inteligência, utilizando o software dedicado para maximizar a entrega de forma abrangente, sem prejudicar qualquer cliente em relação a atrasos, ou mesmo no modelo de carga a ser transportada.
 

Desafios devem ser contornados com inteligência

A princípio, o trabalho com logística pode parecer muito complicado. Por isso é importante contar com profissionais especializados na área para que tudo possa fluir de maneira orgânica no dia a dia do trabalho de distribuição de produtos específicos e bens de consumo.
Um dos grandes desafios está em alugar endereço comercial que esteja preparado para a movimentação de carga, respeitando a legislação municipal referente ao zoneamento urbano. 
Ainda mais, é preciso estar próximo a vias que permitem o despacho dos produtos por vias terrestres, aéreas ou navais, de acordo com os serviços prestados e o endereço de destino final. 
Outro desafio relacionado à logística está relacionado ao prazo estipulado, tendo como meta que seja o mais eficiente e seguro possível. 
Por isso é necessário um planejamento adequado, ou então contar com uma empresa especializada em logística que preste serviço de forma terceirizada. 
Essa solução pode ser muito proveitosa, pois toda a responsabilidade fica sob o cuidado de especialistas na área de entrega.
O gerenciamento da comunicação é outro fator desafiante que envolve o processo de logística de uma empresa.
Afinal, toda a sociedade vive na era da informação, com programas que permitem se comunicar de forma instantânea a qualquer momento, dada a tecnologia disponível.
Um último desafio que vale destacar está em relação ao custo do frete. Um produto pode ter um valor atraente em um e-commerce, mas toda a logística que envolve a entrega pode tornar a compra inviável para o cliente.
Por isso, a parceria comercial com um fornecedor de produtos para salão de beleza em locais específicos pode ser uma saída inteligente para atender os clientes da melhor forma possível. Assim, o custo de frete pode ser reduzido e todos os envolvidos saem ganhando.

Dicas pontuais para o setor de e-commerce

Por fim, as dicas apresentadas a seguir podem ajudar em questões pontuais relacionadas à logística de empresas que trabalham no setor de e-commerce. Contudo, cabe ressaltar que não há uma fórmula unificada ou que seja mais ou menos eficiente.
Caso tenha um profissional especializado em logística e com MBA consultoria empresarial, isso pode ser um diferencial que vai fazer toda a diferença no resultado final.

 

1. Tenha uma infraestrutura adequada e compatível

A disposição de um espaço adequado destinado ao estoque é essencial para qualquer empreendimento comercial. 
As redes de materiais de construção possuem lojas espalhadas por todo o território nacional, permitindo que os clientes tenham acesso aos mais diversos produtos. 
No entanto, a central de distribuição pode estar localizada em um galpão destinado apenas para guardar a borda de piscina antiderrapante e todos os demais produtos dedicados à área de lazer. 
Com isso é possível manter um espaço apropriado como depósito, facilitando até mesmo a logística no momento da entrega em determinadas localidades. 
 

2. Empregue as ferramentas de tecnologia na logística

O e-commerce só é possível com a implementação de ferramentas tecnológicas que proporcionam acessibilidade a produtos e serviços oferecidos em uma loja virtual. 
Os clientes podem navegar por sites e aplicativos especializados na profusão de produtos que atendem aos anseios e necessidades básicas ou pontuais dos consumidores. 
Se um condomínio residencial precisa fazer a contratação e terceirização de bombeiro civil, esse serviço pode ser encontrado rapidamente por causa da tecnologia. 
Para a logística não é diferente, tanto que muitas empresas possuem ferramentas próprias e personalizadas, disponíveis apenas para o setor responsável pelo estoque e distribuição dos produtos. 
Até mesmo os veículos de entrega utilizam tecnologia de ponta para que possam fazer as entregas de maneira segura aos destinos apontados pelos clientes. 
Tudo isso acompanhado por um aplicativo que mostra a movimentação da carga, estipulando um tempo adequado para a entrega em conformidade com o que a tecnologia proporciona.
 

3. Incentive a equipe com inovações setoriais

É preciso lembrar que a logística de uma empresa de e-commerce só termina quando o produto é entregue no destino final de forma devida. 
Antes disso, toda a responsabilidade recai sobre a empresa e as pessoas envolvidas no serviço prestado.
Por isso é preciso implementar inovações setoriais, para que tudo ocorra de forma devida junto aos colaboradores e intermediários, quando necessário. 
É o caso das empresas de portaria e controlador de acesso que permitem deixar o material junto aos funcionários, quando um morador não é encontrado para o devido recebimento.
Há inovações nesse setor que permite deixar o produto junto aos porteiros e controladores de acesso, com identificação remota caso a mercadoria seja extraviada por diferentes motivos. 
Por isso é preciso reforçar a importância de inovações nos diferentes setores que compõem a entrega de um produto, sempre pensando nas possibilidades que a tecnologia oferece em cada serviço prestado, inclusive para quem trabalha com e-commerce.

4. Evite ao máximo qualquer tipo de burocracia

A burocracia não existe quando se trata de uma compra realizada em uma loja física. O cliente escolhe o produto que quer adquirir, faz a solicitação a um vendedor, caso seja necessário, faz o pagamento e vai embora com um novo bem de consumo sem qualquer problema.
Caso seja necessário fazer uma troca, basta seguir o Código de Defesa do Consumidor e tudo se resolve às claras, sem qualquer burocracia evidente. 
Para o e-commerce isso deve ser levado em consideração. Apesar de ser impossibilitado receber/levar o produto de maneira imediata, todos os outros processos devem conter o mínimo de burocracia, inclusive quanto à logística de entrega, e devem estar especificados nas diretrizes, facilitando todo o percurso de compra.

Conclusão

Os motoristas que trabalham para o e-commerce no setor de logística devem ser responsáveis pela segurança no trânsito. 
Caso seja necessário fazer o parcelamento de multas Campinas, isso deve ficar sob a responsabilidade do profissional, sem qualquer ônus para a empresa ou para o cliente. 
Por isso a contratação de uma empresa especializada pode ser a melhor solução, qualquer que seja o tamanho da empresa que depende da logística para atender o consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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