São Paulo, março de 2020 – Líder no segmento bancário e uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, com média de 4 milhões de entregas por mês, a Flash Courier anuncia a ampliação de sua atuação para a Europa. Sediada em Porto, a empresa Moove Portugal inicia suas operações em abril, com o foco em entregas de até 30kg para e-commerces de diversos portes. A meta é transportar 30 mil encomendas por mês até dezembro deste ano.
De acordo com o CEO da Moove Portugal, Marcelo Sicsu, a empresa enxerga grande potencial no mercado europeu, onde o cliente ainda é mal assistido em operação logística. “Percebemos que especificamente no mercado de logísticas e entregas, a Europa tem muitas deficiências, principalmente no que diz respeito a entregar um produto customizável para o cliente. Também notamos que o atendimento é extremamente deficitário, por não fornecer fedback algum sobre a encomenda para o cliente final. E aí temos a vantagem com a plataforma da Flash Courier, que pode ser adaptada com facilidade inclusive em um novo país”, afirma.
Neste contexto, Marcelo explica que a empresa inicia suas operações com dois modelos de entrega: o padrão, que tem prazo de mais de 24 horas, e o rápido, que chega no mesmo dia. “Na prática funciona assim: nós reservamos um espaço do armazém para o e-commerce e guardamos o estoque. Quando recebermos a demanda de compra, acionamos a entrega no perfil solicitado. Se for o de entrega rápida, o produto é colocado como prioridade”, detalha.
Para dar corpo à operação, a Moove Portugal irá operar com frota própria composta por quatro caminhões, além de parceiros cadastrados. Uma equipe de marketing comercial e pós venda também já está sendo estruturada esse mês e, em seguida, começam as contratações para as áreas de operações, controle e armazenagem.
Segundo Marcelo, a ideia é que o negócio ganhe tração já este ano e, no melhor dos cenários, utilizar Portugal como base para expansão na Europa. “Decidimos começar por Portugal por ser um país que já conhecemos e com semelhanças com o Brasil, como o idioma. Além disso, é um mercado comercialmente menor se comparado aos demais países da Europa, então será uma oportunidade inicial para o nosso movimento de internacionalização. Diria que para Espanha, Itália e França podem ser os próximos passos”, explica.
Estratégia conjunta
A chegada na Europa acontece em um momento de mudanças significativas no Grupo Flash Courier no Brasil. A empresa está passando por uma forte reestruturação que envolve, entre outros pontos, a automação em larga escala de seus processos. Nesse sentido, a empresa já está em processo de implantação de 200 robôs adquiridos do mercado chinês e de uma esteira com mais de 800 saídas. Toda essa renovação deve triplicar a capacidade de roteirização, saltando de 6 mil roteirizar para 17 mil pacotes por hora.
Segundo Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier, é importante que os valores da empresa se mantenham com a chegada em Portugal. “É um momento muito único, pois é a primeira vez que funcionaremos fora do País, em uma cultura diferente. Por isso, é muito delicado e nossas conversas têm sido constantes. A nossa filial na Europa precisa retratar quem somos aqui, focar em qualidade de atendimento, velocidade e, em breve já ter como cerne o investimento em tecnologia. Apesar de ser ainda o início de uma nova jornada, é importante saber onde queremos chegar. Somos líderes aqui e queremos ser em qualquer mercado que embarcarmos”, conclui.