Flash Courier investe na inclusão por meio da contratação de pessoas com deficiência

Operadora logística abre vagas para colaboradores nas áreas operacionais e administrativas

Com o objetivo de incentivar a inclusão, a operadora logística Flash Courier anuncia a abertura de vagas para pessoas com deficiência (PcD) nas áreas operacionais e administrativas. Em 2021, a empresa já contratou 10 colaboradores PcD, chegando a 25 no total, e a ideia é ampliar ainda mais este número. 

De acordo com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência — ou seja, cerca de 24% da população do País. Ainda assim, os dados mais recentes apontam que em torno de 440 mil PcDs estão empregados, totalizando apenas 1% dos empregos formais no Brasil.

“Iniciamos esse ciclo de contratações de PcD com o objetivo de dar espaço e vez para todos e, principalmente neste momento, com alta de desemprego, sabemos que é importante abrir oportunidades”, afirma Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier. O recrutamento vem junto de um projeto de expansão da empresa, que hoje realiza cerca de oito milhões de entregas mensais.

A inclusão de PcD é prevista por lei no Brasil desde a Constituição de 1988, mas, ainda assim, muitas empresas encontram dificuldade para alcançar o número mínimo exigido de colaboradores PcD. Em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão alterou o conceito jurídico de deficiência, que deixou de ser compreendida como condição estática e biológica, e introduziu políticas públicas como a inclusão escolar e a capacidade civil, além da inclusão do mercado de trabalho, que já constava na legislação há mais de 30 anos.

De acordo com Guilherme, é importante repensar a cultura da empresa para melhor acolher todos os colaboradores. “As empresas precisam se preparar para investir nas mudanças necessárias. Muitos dos espaços corporativos e industriais não são projetados para a presença de PcD, e isso vem de uma tradição que estamos tentando mudar.”

Ao abrir vagas para PcD, as empresas precisam também oferecer e garantir a acessibilidade necessária ao colaborador. A adaptação física dos espaços, com rampas e elevadores, é necessária para garantir a mobilidade; a inclusão de informações via áudio e mapas táteis para deficientes visuais. Essas e outras mudanças simples tornam o ambiente corporativo inclusivo e permitem o acesso de todos.

O recrutamento de colaboradores PcD pela Flash Courier, está aberto e os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail recrutamento@flashcourier.com.br.

Blog