Flash Courier investe R$25 milhões e inicia operação logística autônoma com robôs e tecnologia inédita na América Latina

Inspirada nos modelos da Ali Express e VIP, tecnologia levou um ano e meio para ser implementada e eleva capacidade de roteirização da empresa para mais de 15 milhões de encomendas por mês.

A Flash Courier, empresa integrante do Grupo Move3, está iniciando as operações dos 220 AGVs (veículos guiados automatizados) e da nova esteira cross belt de 800 saídas, dando corpo a uma operação logística automatizada inédita na América Latina.

Para sustentar a expansão, a empresa reformou um enorme galpão localizado no bairro Rudge Ramos, além de adquirir o seu segundo campus no bairro Cooperativa, ambos em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. O anúncio da compra das novas tecnologias e do projeto de reforma foi feito em fevereiro de 2020, mas a pandemia impôs um novo cronograma de implementação, concluído agora, em junho de 2021. Ao todo, o projeto demandou um investimento de R$ 25 milhões.

Atualmente, a Flash Courier roteiriza em média 16 mil pacotes por hora usando 3 sorters + intensa mão de obra. As novas tecnologias adquiridas pela empresa ampliam a capacidade para adicionar mais 15 mil pacotes por hora, o equivalente a mais de 7,5 milhões por mês, quase duplicando a produtividade.  Somadas aos 8 milhões já roteirizados atualmente, a Flash Courier alcança uma capacidade de 15 milhões de encomendas roteirizadas mês, um valor recorde para o segmento. Entre outros diferenciais, as máquinas vão poder trabalhar 24x7 e o seu índice de erro é próximo de zero.

“Sem esses equipamentos, o que acontecia era que uma pessoa pegava um pacote e colocava na esteira. Então esse pacote era movido para a gaiola por outra pessoa, e uma terceira direcionava para a expedição. Agora, são os robôs que estão conduzindo esse processo. A operação fica mais rápida, automatizada e precisa. O nosso índice de erro, que já era baixo, tende a zerar”, explica o CEO da Flash Courier, Guilherme Juliani. 

Os equipamentos foram adquiridos após uma visita dos diretores da Flash Courier à China, ainda em 2019, quando visitaram gigantes como a VIP e a Ali Express. “Visitamos uma dezena de armazéns e operações logísticas. Lá, conhecemos galpões de quase 100 mil metros quadrados. É uma proporção gigante e ainda distante da nossa realidade, mas podemos implantar a mesma tecnologia e adaptar os processos. Ver uma operação de grande porte como aquelas de perto foi determinante para que tomássemos a decisão de investir na tecnologia necessária”, conta o CEO da Flash Courier, Guilherme Juliani. 

Segundo o executivo, a ativação da operação tecnológica marca uma nova fase para a empresa. “A Flash Courier está focada no e-commerce, que vive um forte crescimento.  Só no mês passado registramos 8,3 milhões de entregas, um valor 91% maior que o mesmo período do ano passado. Para atender a demanda, estamos inovando e ampliando nosso escopo de atuação. Iniciamos a instalação de lockers e ativação de pontos de retirada em diversas capitais do País, para citar alguns exemplos. Agora, da porta pra dentro, temos uma operação tecnológica que deve elevar exponencialmente a nossa capacidade de entrega. Estamos entusiasmados”, finaliza Juliani.

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