Tendências de marketing para empresas de transporte e logística

Todo empreendedor, independentemente do segmento, deseja sucesso para seu negócio. Os empreendimentos na área de logística e transporte, por exemplo, podem usar o marketing para empresas de transporte para atrair a atenção do público-alvo e conquistar um excelente faturamento.

As empresas de logística e transportes trabalham no sistema B2B (Business to Business) e precisam desenvolver estratégias que atendam as necessidades desse público.

Isto posto, pensar em um planejamento de marketing que ajude a conquistar o público é um jeito de ter bons resultados e ter bons processos de logística.


A relevância das estratégias de marketing nos negócios

Fortalecer a imagem de uma empresa ou marca é algo que ajuda no relacionamento cliente-empresa e proporciona novas oportunidades de trabalho.

O processo de atração dos clientes é algo que demanda tempo e precisa ser feito com cuidado e qualidade, de modo a identificar o interesse do público e nutrir a audiência.

Para isso, é preciso oferecer soluções eficientes e inteligentes para demonstrar que as soluções da marca são a melhor para realizar o ajuste da logística e o transporte dos materiais, conquistando esses clientes. 

Seguindo esta tática, é possível atrair novos públicos e assim obter lucros e popularidade.

Considerando este cenário, o Marketing deve ser visto como um investimento para o negócio, pois ajuda no crescimento e sobrevivência da empresa.
 

Estratégias de marketing para o sucesso em transporte e logística

Há várias técnicas que os empreendedores podem implementar na sua empresa para ter um excelente desempenho no marketing e, consequentemente, no desenvolvimento da marca. São elas:

Mapeie a persona

Para as mensagens chegarem até o cliente é muito importante que o empresário conheça a persona do seu negócio, neste caso, empreendimentos que precisam de serviços de logística e transporte. 

A criação da persona exige que os profissionais do departamento de marketing tenham algumas informações como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Cargo e profissão;
  • Quais meios a pessoa utiliza para se informar;
  • Objetivos pessoais;
  • Como a empresa pode ajudar a persona.

Estas e outras questões podem ser levantadas para conseguir criar uma representação do cliente ideal para o negócio.
 

Crie um site responsivo

Desenvolver um site que se adapta a vários dispositivos móveis tem um peso importante para que o público possa acessar a página para contratar os serviços.

Assim, pensar em uma boa navegabilidade é outro detalhe relevante para que o lead (potencial cliente) encontre todas as informações sobre a empresa, os serviços, valores e outras informações importantes sobre concluir o negócio.
 

Desenvolva um blog

O site é relevante, mas ter um blog é uma maneira de implementar o Marketing de Conteúdo e desenvolver materiais interessantes para atrair potenciais clientes e deixá-los informados acerca dos serviços.

Por esse motivo, os conteúdos publicados nessa página devem trazer soluções e assuntos que ajudem os clientes.

O processo de desenvolvimento dos conteúdos pode ser feito utilizando as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para ficar sempre bem posicionado nos critérios dos mecanismos de busca.

Artigos, ebooks, posts com textos, fotos, lives, podcasts e vídeos são alguns exemplos de conteúdos que ajudam a educar os clientes e fortalecer a audiência.
 

Adote estratégias de Inbound Marketing

Conhecido popularmente como marketing de atração, Inbound Marketing é diferente das estratégias de marketing tradicional.

Isso porque ele utiliza técnicas não invasivas que despertam a atenção e curiosidade do público em relação à empresa e faz com que as pessoas procurem/encontrem os produtos e serviços da companhia por conta de uma necessidade/desejo específico, como é o caso da produção de conteúdo mencionado no tópico anterior.

Com os conteúdos disponibilizados no site, redes sociais e no blog, os futuros clientes localizam a empresa e passam a confiar na marca.

Tal ação só acontece graças ao uso do marketing de conteúdo que permite criar materiais que interessem os visitantes e se relacionam a suas dúvidas, aumentando as chances de convertê-lo em cliente.
 

Crie anúncios pagos

Os empreendedores podem utilizar estratégias que ajudam a aumentar o número de clientes. Os anúncios pagos são uma boa opção para deixar a empresa ou marca em evidência e fortalecer a sua imagem.

Links patrocinados usando o Google Ads, por exemplo, possibilitam atrair novos clientes e melhorar o faturamento da empresa.

Um ponto positivo dos anúncios pagos é a possibilidade de serem elaborados também para serem veiculados nas redes sociais por meio de plataformas como o Facebook Ads, Twitter Ads e Instagram Ads, o que também permite uma melhor segmentação para se comunicar apenas com aqueles que apresentam maior predisposição à contratar os serviços de logística.
 

Dedique-se a uma boa gestão das redes sociais

As redes sociais são canais de grande relevância para as empresas e marcas, pois permitem a divulgação dos produtos e serviços, posts de conteúdos e comunicação com os clientes.

Um bom gerenciamento, alimentando-as sempre com informações e materiais interessantes, responder os comentários (mantendo a interação com o público) e ajudar no pós-venda são ações que podem render excelentes oportunidades para novas negociações.
 

Desenvolva o e-mail marketing

Esta é uma ótima estratégia de comunicação com o cliente e pode ser feita por meio do e-mail, ajudando a divulgar novos conteúdos e promoções. Quando feito do jeito certo, quando chegar na caixa de e-mail do cliente, o material será aberto e nutrirá esse lead.

Um fator importante é ficar atento a quantidades de e-mails e tomar cuidado para que eles não parem na caixa de spam

Assim, é preciso manter regularidade mas não incomodar a audiência, enviar conteúdos ricos e informativos, bem como disponibilizar o cancelamento desse serviço.

Sendo assim, encarar o marketing como investimento e não como mais um gasto para a empresa, buscar dicas de como colocar em prática as estratégias é o caminho para fazer boas vendas, prestação de serviços e assim agradar os clientes, além de conquistar um bom faturamento para o negócio.

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